PUB

Fact-Checks

Comer alcachofra regula níveis de açúcar no sangue?

16 Out 2023 - 10:43
exagerado

Comer alcachofra regula níveis de açúcar no sangue?

A ingestão de alcachofra está a ser promovida nas redes sociais como um método eficaz para controlar os níveis de açúcar no sangue. A publicação em causa apresenta uma fotografia de alcachofras e, na descrição, surge apenas uma frase: “Utilize a alcachofra para regular o açúcar no sangue”.

Este post tornou-se viral em grupos de Facebook dedicados à divulgação de receitas para emagrecimento rápido. Associado a este alegado efeito da alcachofra está também a utilização deste alimento como receita para o controlo da diabetes.

Posto isto, coloca-se a questão: é verdade que a alcachofra regula os níveis de açúcar no sangue? E pode ajudar em casos de diabetes?

A alcachofra regula os níveis de açúcar no sangue?

alcachofra

A alcachofra não é um alimento com “propriedades únicas e especiais antidiabéticas”, começa por responder Francisco Sousa Santos, endocrinologista no Centro Hospitalar Lisboa Ocidental e autor da página Hormonas em Bom Português, em declarações ao Viral.

No entanto, sublinha o médico, a composição nutricional da alcachofra pode constituir uma mais-valia para quem procura uma absorção mais lenta da glicose. Quer isto dizer que a alegação presente na publicação em análise é exagerada.

“Este alimento tem um conteúdo de fibra muito elevado, corresponde a quase um terço do seu peso”, explica o endocrinologista. As fibras são um tipo de hidratos de carbono “complexo” que o “intestino não consegue decompor”, o que faz com que o processo de absorção da glicose (açúcares) seja mais lento.

De facto, a ingestão de alimentos ricos em fibra leva a um “pico de glicemia inferior” após a refeição. Esta característica das fibras está também relacionada com uma maior sensação de saciedade, pelo que a sua ingestão pode ser uma “estratégia para as pessoas comerem menos”, acrescenta o especialista.

PUB

No entanto, este efeito não é exclusivo da alcachofra e está presente em vários alimentos ricos em fibra. 

“Não há estudos que analisem a alcachofra e identifiquem um tipo de fibra específica [neste alimento] que tenha este efeito”, afirma Francisco Sousa Santos. 

Uma revisão sistemática, publicada em 2020, analisou nove estudos sobre os efeitos da alcachofra – tanto em forma de alimento como de suplementos – na regulação da glicemia (quantidade de glicose no sangue). 

Apesar de a investigação apontar a alcachofra como uma potencial forma de reduzir os níveis de glicemia em jejum, em indivíduos adultos, os investigadores sublinham que, atualmente, “não há resultados suficientes de que a alcachofra e os suplementos de alcachofra tenham um efeito nos restantes índices de glicemia”. 

Francisco Sousa Santos reconhece que a alcachofra pode ser “um alimento bom para um doentes diabéticos, mas no contexto de uma dieta variada“. 

A alimentação para pessoas com diabetes deve ser acompanhada por um médico especializado, uma vez que, dependendo do tipo e do grau da doença, o paciente poderá ter de fazer uma dieta específica e adequada à condição.

Além disso, há também evidência que relaciona o consumo de fibra com a manutenção de uma microbiota intestinal saudável. Um artigo, também publicado em 2020, analisou o impacto de diferentes bactérias no intestino na diabetes tipo 2, concluindo que algumas bactérias podiam estar negativamente associadas com a doença, enquanto outras teriam um efeito positivo.

Em suma, a alcachofra tem uma elevada quantidade de fibra, o que poderá ter efeito no tempo de absorção da glicose durante o processo digestivo. Esta absorção mais demorada está associada a um menor pico de açúcar no sangue. No entanto, a alcachofra não tem propriedades especiais e não deve ser entendida como uma forma de tratamento para a diabetes.

PUB

LER MAIS ARTIGOS DO VIRAL:

————————————————

PUB

Este artigo foi desenvolvido no âmbito do European Media and Information Fund, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian e do European University Institute.

The sole responsibility for any content supported by the European Media and Information Fund lies with the author(s) and it may not necessarily reflect the positions of the EMIF and the Fund Partners, the Calouste Gulbenkian Foundation and the European University Institute.

exagerado

Categorias:

Alimentação

Etiquetas:

Produtos naturais

16 Out 2023 - 10:43

Partilhar:

PUB